Clareamento Dental - Quem deve fazer?
- Dra. Lígia Tiaki Yamamoto
- 4 de jan. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de mar. de 2020
É um tratamento que faz uso de agentes clareadores que eliminam os pigmentos que deixam o dente mais amarelado ou escurecido, pigmentos esses que são decorrentes de diferentes razões como idade, alimentação, aspectos genéticos, traumas, tabaco - que podem deixar o dente com aspecto manchado ou escurecido. Isso acontece porque a superfície do dente é porosa e ali, ao decorrer do tempo, há acúmulo desses pigmentos e o torna mais escurecido.
Existem basicamente dois tipos de clareamento dental:

Clareamento Caseiro – supervisionado pela Cirurgiã-Dentista: a o paciente utiliza uma moldeira feita exclusivamente para ele com um agente clareador diariamente, durante um tempo pré-determinado pela Dentista. Estes materiais são fornecidos pela Cirurgiã-Dentista, que irá administrar de forma individual para cada um de seus pacientes. O tratamento é supervisionado através de visitas periódicas do paciente ao consultório odontológico.
Clareamento Profissional – realizado no consultório: a Cirurgiã-Dentista irá aplicar sobre os dentes um gel constituído de agentes químicos em uma concentração maior, esse processo age nas moléculas de pigmento nos dentes, quebrando-as e tornando com que fiquem menores e mais fáceis de serem removidas. Durante a aplicação, a gengiva, lábios e bochechas são totalmente protegidos de forma que o clareador não provoque queimaduras.
Todo paciente que se incomoda com a aparência e estética no que diz respeito a coloração e manchas de seus dentes tem como principal aliado o tratamento de clareamento dental, trata-se de um procedimento eficaz e que devolve ao paciente um aspecto mais saudável, aparência mais bonita, segurança e autoestima como resultado de um sorriso mais belo.
Cada caso deve ser avaliado individualmente pelo profissional, assim como a conduta de tratamento personalizada para o paciente.
Comments