Desgaste dental associado ao bruxismo... uma patologia muito comum!
- Dra. Lígia Tiaki Yamamoto
- 3 de abr. de 2020
- 1 min de leitura
O desgate dental é um fenômeno que ocorre nos dentes de forma lenta e gradual, levando a diminuição do tamanho e tornando propenso a sensibilidade dental.Tem se observado cada vez mais durante a prática clínica.
O bruxismo é uma desordem funcional possivelmente relacionada a fatores genéticos, a situações de estresse, tensão, ansiedade ou a problemas físicos de oclusão (mordida) ou fechamento inadequado da boca.
Se caracteriza principalmente pelo ranger ou apertamento dos dentes durante o sono, porém pode acontecer durante o dia também. Essa pressão pode provocar desgaste e mobilidade dos dentes. Nos casos mais graves, podem ocorrer problemas ósseos, periodontais (de gengiva) e ATM (articulares).

Outros sintomas importantes do bruxismo são dor de cabeça, zumbido e dor no ouvido, dor no pescoço, na mandíbula e nos músculos da face devido ao esforço excessivo realizado além a mastigação e deglutição - podem estar presentes estalos ao abrir e fechar a boca e é bastante comum que os pacientes apresentem alterações no sono.
Somente um bom diagnóstico relacionando os sinais clínicos de desgaste dental aos sintomas relatados pelo paciente é que pode determinar a melhor conduta de tratamento.
O uso de placas oclusais rígidas, de acrílico é uma das modalidades de tratamento que visa aumentar o espaço entre os arcos dentais e modular o Sistema Nervoso Central (que controla a atividade dos músculos).
Cada caso deve ser avaliado individualmente pela profissional, assim como a conduta de tratamento personalizada para o paciente.
Comments